16 de março de 2020 dança, fetef, musica, teatro

Retrospectiva 2019: o ano da renovação!

O ano de 2019 ficou marcado pela renovação no NEA, não apenas pela mudança na diretoria, como também pela criação de novos eventos (Café das Mães, Sarau de Poesia, vernissage) e atividades (grupo de terapia através da arte mediúnica). Também tivemos a reativação dos grupos de irradiação, de música e de dança, a estreia de duas novas peças teatrais (“Le Fantôme du Musée” e a infantil “O trem vai partir!”) e a retomada da palestra “Céu e Inferno”. Até o NEAnews renovouse neste ano com a nova seção “Poesia do Mês”. Confira a seguir tudo o que aconteceu em nossa instituição nos últimos doze meses.

Janeiro

2 – Tomou posse a nova diretoria do NEA, com Gabriel Nunes como presidente, Rogerio Silva como vice, Susana Frescura como secretária e Luisa Angelina, tesoureira. A solenidade contou com a presença do presidente da 1ª URE/FEC, Sérgio Almeida, e de representantes de casas espíritas de Florianópolis.

13, 20 e 27 – O NEA promoveu o projeto “CiNEmA”, com exibição dos filmes “Uma dívida de Natal (13), “Irmão Sol, Irmã Lua” (20) e “Os outros” (27).

19 – A diretoria realizou a primeira reunião do planejamento estratégico. O trabalho continuou nos dias 2, 16 e 25 de fevereiro e 16 de março.

23 – O NEA reiniciou as atividades do grupo de irradiação, que passou a realizar-se quinzenalmente, às quartas-feiras, das 20h30 às 21 horas. Neste mesmo dia NEAnews chegou a edição nº 400.

24 e 25 – Rogério Silva e Gabriel Nunes desenvolveram palestra musical com o tema “Exemplos cristãos: Joana de Cusa e Simão Pedro” na Sociedade Espírita Amigos da Fraternidade (24) e no Centro Espírita Juvêncio de Araújo Figueiredo (25).

30 – NEAnews lançou a coluna “Poesia do Mês”, com publicação de poemas de Gustavo Henrique toda última quarta-feira do mês.

 

Fevereiro

16 – O grupo de teatro apresentou a peça “Viva a Vida!” no Centro Espírita União Fraterna, nos Ingleses.

17 – Reiniciaram as reuniões do grupo de estudo.

20 – O NEA passou a contar com um novo canal de comunicação com o público interno e externo, por meio de telefone celular com o aplicativo WhatsApp.

23 – O grupo de teatro apresentou “Viva a Vida!” no Sarau Artístico, durante a reunião do Conselho Federativo Estadual, na FEC. O vice-presidente do NEA, Rogério Silva, assumiu oficialmente a coordenação do Setor de Artes da Federação.

 

Março

2 a 4 – Os neanos Gustavo Henrique, Davi Guilhon e Isaac Guilhon participaram da “35ª Confraternização de Jovens Espíritas de Santa Catarina (Conjesc)”, com o tema “Relacionamento com Jesus”, promovida pela FEC, na Escola Básica Profª. Herondina Medeiros Zeferino, na Capital. O vice-presidente Rogério Silva e a tesoureira Luísa Angelina estiveram na abertura do evento. Durante a Conjesc, Davi auxiliou na coordenação da evangelização infantil.

8 – Ocorreu no Teatro Altina Quadros, do NEA, o lançamento livro “A Escola do Além”, de Ana Carolina França de Oliveira. Foi o primeiro evento externo em nossa sede.

9 – O grupo de teatro realizou um encontro de integração entre os participantes, que se estendeu até o dia seguinte, na sede do NEA.

10 – Assembleia geral de associados aprovou a prestação de contas da gestão 2017/2018 e elegeu os novos membros do Conselho Fiscal: Bianca Zucchi Hermes, Davi Guilhon Nunes e Luíza Nunes do Carmo, como efetivos, e Gustavo Henrique Alves de Oliveira, como suplente.

16 – Gabriel Nunes, Rogério Silva, Luisa Angelina e Gustavo Henrique apresentaram palestra musical com o tema “Personagens cristãos: Joana de Cusa e Simão Pedro”, no Centro Espirita Fé, Esperança e Caridade, em Biguaçu, no aniversário de 78 anos da casa.

18 – O grupo de teatro reimplantou o núcleo de segunda-feira, destinado à montagem de “Le Fantôme du musée – O Fantasma do Museu”, enquanto o núcleo de domingo passou a produzir “O trem vai partir!”.

23 – O NEA retomou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” com apresentação na Associação Espírita Fé e Caridade.

30 – Aconteceu no Teatro Altina Quadros a primeira edição do “EncontrAr-te” do ano, com o músico e compositor Reginaldo Wessler, acompanhado de Francisco Nascimento, Luciana Leite, Ricardo Gestner e Andreza Wessler, todos integrantes do grupo de estudos da arte espírita, dos centros espíritas Allan Kardec e Jesus Nazareno, de Itajaí.

 

Abril

6 – Aconteceu no NEA a primeira reunião do Grupo de Estudos de Lideranças Espíritas, promovido pela 1ª e 14ª UREs. As reuniões se realizaram todo primeiro sábado de cada mês, sempre no NEA.

14 – A trupe dos Clowneanos do grupo de teatro apresentou a peça “Viva a Vida!” no Parque de Coqueiros, durante a Feira do Livro Espírita promovida pela 1ª e 14ª UREs.

19 a 21 – Sete integrantes do NEA (Gabriel Nunes, Rogério Silva, Susana Frescura, Luísa Angelina, Gustavo Henrique, Luiza Nunes e Willian Rafael) participaram do “Encontro de Música Espírita”, em Júlio de Castilhos/RS.

23 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” na Ação Espírita Francisco de Assis, em Biguaçu.

27 – O NEA promoveu mais uma edição do “CiNEmA”, com exibição do filme “Sexto Sentido”, no Teatro Altina Quadros.

 

Maio

4 e 5 – O NEA viajou a Blumenau onde apresentou “Viva a Vida!” (dia 4) e desenvolveu a oficina “Em busca do seu próprio clown” (5), ambas as atividades no Centro Espírita Fé, Cristo e Caridade.

12 – Para comemorar seus 31 anos, o NEA realizou o Café das Mães.

16 – O grupo de música do NEA foi reativado e começou a funcionar às quintas-feiras, das 19 às 21 horas.

19 – O grupo de teatro apresentou “Viva a Vida!” no “1º Fórum da Juventude Espírita”, na Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (Seove), no Campeche.

25 – Dentro das comemorações de seu aniversário, o NEA promoveu edição especial do “EncontrAr-te”, com o Sarau de Poesia Espírita, com a participação de Gláucio Cardoso (RJ), que também ministrou uma de oficina de poesia.

 

Junho

20 a 23 – O NEA foi representado em dois eventos de caráter nacional: enquanto o vice-presidente Rogério Silva esteve em Teresina, no “16º Fórum Nacional de Arte Espírita”, promovido pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas (Abrarte), o coordenador-adjunto do grupo de estudos Gustavo Henrique Oliveira participou em Brasília da “1ª Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas (Conbraje)”, promovida pela Federação Espírita Brasileira (FEB). No Fórum, Rogério recebeu a Moção Abrarte 2019 e foi eleito membro do Conselho Fiscal da Associação para o período julho/2019 a junho 2021.

 

Julho

20 – Os neanos Gabriel Nunes, Rogério Silva, Luíza Nunes e Luiz Bastos visitaram o grupo de teatro da Seove, no Campeche.

27 – O NEA promoveu mais uma edição do “CiNEmA”, com exibição do filme “Passageiros”, no Teatro Altina Quadros.

30 – Os neanos Gabriel Nunes, Rogério Silva, Luíza Nunes e Arthur Pickcius apresentaram palestra musical com o tema “O chamado do Cristo”, na Casa Espírita Amor e Caridade de Jesus, em Barreiros.

 

Agosto

2 – O site da Federação Espírita Brasileira divulgou o “8º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis”. A notícia ficou em destaque na página principal até o dia 6 de agosto.

11 – O grupo de dança do NEA foi reativado e começou a funcionar aos domingos, às 13 horas. A partir de 10 de setembro, o grupo mudou de horário, passando a funcionar às terças-feiras, das 19 às 21 horas.

24 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” à tarde no Centro Espírita Porta da Esperança, de Imbituba, e à noite no Centro Espírita Osvaldo Melo, em Garopaba.

28 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” na Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas, no Parque São Jorge.

31 – O NEA promoveu mais uma edição do “EncontrAr-te”, com o grupo de teatro da Seove, que apresentou a palestra artística “Deus e a renovação íntima”.

 

Setembro

8 – A diretoria oficializou a associada Luíza Nunes como coordenadora do grupo de dança do NEA. Assim, ela licenciou-se do Conselheiro Fiscal, sendo substituída pelo membro suplente, Gustavo Henrique.

16 – Aconteceu no Teatro Altina Quadros a pré-estreia da peça “Le Fantôme du Musée” (O Fantasma do Museu). A apresentação foi reservada aos neanos e convidados.

21 a 29 – O NEA organizou em Florianópolis a “3ª Semana Nacional de Arte Espírita”, promovida pela Abrarte. A programação local iniciou no dia 21, no Teatro Altina Quadros, com a vernissage do neano Davi Guilhon Nunes (a exposição de quadros permaneceu no TAQ durante toda a semana) e a realização do “CiNEmA”, com exibição do filme “Amor além da vida”. No dia 25, o NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” no Teatro Altina Quadros. No dia 26, ocorreu a estreia do grupo de música do NEA, com palestra musical com o tema “Boa Nova – a mensagem do Consolador” no Centro Espírita Fé Esperança e Caridade de Jesus. No dia 28, o grupo de teatro estreou a peça infantil “O trem vai partir!”, no TAQ. A Semana encerrou no dia 29, com o “Sarau dos Sentidos”, que reuniu apresentações do NEA, de Simone e Crema e do Coral da 14ª URE. Em Santa Catarina, o evento também ocorreu nas cidades de Blumenau, Brusque, Joinville, Timbó, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras e Penha.

 

Outubro

6 – O grupo de teatro estreou a peça “Le Fantôme du Musée” (O Fantasma do Museu), no Teatro Álvaro de Carvalho.

9 – O grupo de teatro apresentou “Viva a Vida!”, no Teatro Altina Quadros. No mesmo dia, o NEA recebeu a visita de Elisa Pereira Cruz, médium de psicofonia e pintura, coordenadora do grupo de terapia por meio da arte mediúnica, no Instituto Espírita de Educação, de São Paulo.

12 – O grupo de teatro apresentou “Viva a Vida!”, no Centro Espírita Recanto de Luz, no Jardim Atlântico.

13 – Novamente, o site da FEB divulgou o “8º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis”. A notícia ficou em destaque na página principal até 16 de outubro.

16 a 20 – O NEA, em parceria com a Sociedade Espírita Entreposto da Fé (Seede), promoveu o “8º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis (Fetef 2019)”, com apresentação das peças “Sorrir e Pensar” (Companhia GiKlaus, Curitiba), “O trem vai partir!” e “Le Fantôme du Musée (NEA) e “A Fada Oriana” (Grupo Projeção – Seede). Além das peças, o evento teve uma palestra sobre o Teatro Espírita, proferida por Rogério Silva, duas oficinas de teatro (uso da linguagem circense, com Klaus Faryj e Giselle Xavier, de Curitiba; e construção de personagem, com Rogaciano Rodrigues, de Florianópolis), e uma mesa redonda reunindo os diretores e integrantes dos espetáculos participantes do Festival, em torno do tema central do encontro (“Mostra a Tua Ação no Bem”) e participação de membros do grupo Terapeutas da Alegria, para debates, troca de experiências e relatos de como cada grupo trabalha. Pela primeira vez, o Fetef teve uma programação paralela, com apresentações da Cia. GiKlaus, de Curitiba, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Itacorubi, e no Teatro Altina Quadros (dia 16), na Seede (17), na Seove, no Campeche, e na Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), da Cachoeira (18). Nos dias 18, 19 e 20, o informativo NEAnews foi publicado em edições extraordinárias fazendo a cobertura do evento.

30 – O NEA iniciou o grupo de estudos e terapia através da arte mediúnica, que passou a funcionar às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30, paralelamente às palestras públicas que acontecem no Teatro Altina Quadros.

 

Novembro

2 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” no Centro de Estudos Espíritas Fraternidade, em Curitiba. Depois da apresentação, à noite, os neanos assistiram à estreia da peça “O Folhetim”, do Grupo Integrarte, no Teatro da Federação Espírita do Paraná (FEP).

7 – O grupo de música apresentou a palestra “Boa Nova – a mensagem do Consolador”, na Sociedade Espírita Amigos da Fraternidade, no Carianos.

9 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” no Centro Espírita Irmão Erasto (Serte), na Cachoeira do Bom Jesus.

16 – O NEA apresentou a palestra cênico-musical “Céu e Inferno” no Centro Espírita União Fraterna, na Vargem Grande.

21 – O grupo de música apresentou a palestra musical “Boa Nova – a mensagem do Consolador”, no Centro Espírita Antônio de Pádua, em Coqueiros.

30 – O NEA promoveu mais uma edição do “CiNEmA”, com exibição do filme “Patch Adams – o amor é contagioso”, no Teatro Altina Quadros.

 

Dezembro

7 – O grupo de música apresentou a palestra musical “Boa Nova – a mensagem do Consolador”, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade de Jesus.

14 – O NEA participou do “1º Sarau de Artes da 13ª URE/FEC”, em Itajaí, onde apresentou a palestra “Céu e Inferno” e o grupo de dança fez sua estreia, com coreografia sobre a música “Te desejo vida”.

15 – Aconteceu o passeio de confraternização de fim de ano, no Parque Aquático Junkes, em Antônio Carlos.

21 – “EncontrAr-te” especial de Natal, reuniu vários convidados no Teatro Altina Quadros, do NEA. Evento contou também com a presença do presidente da Abrarte, Anderson de Almeida Daltro.

23 – O grupo de música apresentou a palestra “Boa Nova – a mensagem do Consolador”, no Centro Espírita A Caminho do Amor, nos Ingleses.

Share: