Institucional

 

No dia 13 de maio de 1988, uma sexta-feira, feriado em que o Brasil comemorava o centenário da abolição da escravatura, na sede da Federação Espírita Catarinense era fundado o Núcleo Espírita de Artes, com o objetivo de desenvolver o estudo e promover a divulgação do Espiritismo através das manifestações artísticas. Mas a história do NEA não começou ali.

 

A utilização da arte como instrumento de divulgação do Espiritismo incrementou-se no movimento espírita catarinense na década de 1980, a partir das experiências dos encontros jovens (CONJESC e CONREJE) promovidos pela FEC e CRE-1. Na época, a comissão organizadora se subdividia em várias equipes de trabalho, uma delas denominada “Equipe de Enriquecimento” que se responsabilizava pelos momentos artísticos do encontro. Fruto desse trabalho, surgiu em 1984 o Coral da Federação Espírita Catarinense - que em julho de 1987 deu origem a um Coro de Câmara, formado por oito cantores - e em março de 1988, um grupo de teatro, formado por sete integrantes.

Além desses grupos, o Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade de Jesus também organizava atividades artísticas, realizando, em 1985, 1986 e 1987, a Semana da Arte Espírita do CEFECJ, reunindo jovens de várias casas espíritas de Florianópolis.

 

A partir da reunião das pessoas envolvidas com essas atividades artísticas, surgiu a ideia de se fundar uma instituição espírita que trabalhasse especificamente com arte. Assim, nasceu o Núcleo Espírita de Artes – NEA. Sua primeira sede administrativa foi na Academia Funcional de Música, na Rua Tenente Silveira, nº 16, no centro da capital catarinense, porém, suas atividades rotineiras sempre aconteceram nas dependências da Associação Espírita Fé e Caridade, na Rua Fernando Machado, nº 245, onde o NEA passou a funcionar definitivamente a partir de 1992 até 2014. No dia 31 de maio de 2014 foi inaugurada a nova sede, localizada na Rua Dr. Cid Gonzaga, 77-A, no centro. E no dia 13 de maio de 2018, quando completava 30 anos, o NEA inaugurou o Teatro Altina Quadros, na Rua Dr. Cid Gonzaga, nº 69, ao lado do espaço que ja ocupava anteriormente.

 

Nossa missão:

 

"Prover à sociedade a integração entre espiritismo e arte através de sua promoção, estudo e vivência, colaborando na evolução moral, no despertar para o Amor e na sensibilização do ser."

 

Atual Diretoria (janeiro/2017-dezembro/2018):

 

- Presidente: Vivian Françosi de Souza

- Vice-presidente:  Lucianne Barreto

- Secretário: Juarez Ângelo Piazza Sacenti

- Tesoureiro: Rogério Felisbino da Silva

- Coordenador de Estudo: Rodrigo Alexandre de Souza

- Coordenador de Música: Rafael Vieira Cabral

- Coordenador de Teatro: Rogério Felisbino da Silva

- Coordenadora de Dança: Maico Gibson Claro Soares

 

Conselho Fiscal:

 

- Bianca Zucchi Hermes

- Susana Lucinara Azolin Frescura

- João Vitor Espíndola Jamundá