NEA ministrou seminário sobre "Arte na evangelização"

Em torno de 40 evangelizadores das Uniões Regionais Espíritas de Florianópolis (ilha e continente) e Balneário Camboriú participaram, no dia 27 de fevereiro, do seminário com o tema “A importância da Arte na Evangelização”, ministrado pelo NEA, na Instituição Espírita Casa do Caminho, nos Ingleses. A promoção do evento foi do Grupo Integrado de Estudos Espíritas (GIEE) – Centro, Norte e Sul - da 1ª URE/FEC.

O seminário foi dividido em quatro módulos, apresentados por Rogério Silva, Rodrigo Souza, Vivian Françosi, Maico Guibson e Rafael Cabral. No primeiro foi destacado o que é a arte e sua função.

No segundo módulo foi abordado sobre a arte espírita, refletindo-se sobre o conceito equivocado de que arte espírita é somente aquela que gera um produto a ser apresentado ao público; deve–se entender a arte espírita também como processo do fazer artístico.

No terceiro módulo foram vistos alguns tópicos sobre a evangelização e o processo educacional.

Por fim, no último módulo, foi feita a vinculação da arte espírita com a educação, com exemplos práticos de como a arte pode ser utilizada na evangelização, abordando-se sobre a poesia, a música, a dança, o teatro e a contação de histórias.

Os participantes elogiaram o trabalho desenvolvido, que serviu de uma introdução a novos encontros, e mostraram-se, desde já, muito interessados nas próximas oficinas práticas que serão desenvolvidas também pelo NEA. A primeira delas foi marcada para o dia 23 de abril, quando se trabalhará especificamente sobre a Música na Evangelização. Posteriormente, em datas a serem agendadas, serão realizadas oficinas específicas sobre dança e teatro.