Neanos participam do "14º Fórum Nacional de Arte Espírita", em Goiânia

Nos dias 15, 16 e 17 de junho, três integrantes do NEA (Vivian Françosi, Rogério Silva e Gabriel Nunes) participaram, em Goiânia,  do “14º Fórum Nacional de Arte Espírita”, promovido pela Abrarte com apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás. A caravana de Santa Catarina contou também com Artêmio Meirelles, de Blumenau. E a região Sul foi representada ao todo por 17 participantes. No evento, participaram em torno de 180 artistas espíritas de 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

O Fórum deste ano teve por tema “Artistas espíritas: amai-vos e instruí-vos”. Foram três dias de aprendizado, com vários seminários, debates, palestras e apresentações artísticas, entre dança, música, teatro, poesia, vídeo e exposições de artes visuais.

Na sexta-feira à tarde, Rogério, Vivian e Gabriel coordenaram o seminário “Palestras cênico-musicais – a experiência do Núcleo Espírita de Artes”, que teve o objetivo apresentar o trabalho do NEA com as palestras artísticas. A apresentação mostrou um pequeno histórico do surgimento desta atividade, desde as primeiras palestras realizadas por ocasião das Semanas da Arte Espirita, nas décadas de 1980 e 1990, passando pelas peças de teatro adaptadas para as casas espíritas, até as atuais. Também foram encenados pequenos trechos das atuais palestras: a cena da conversão de Paulo seguida da música “Aos pés do Monte”, para representar “Jesus: ontem, hoje e sempre”; a coreografia dos vínculos entre os espíritos e a música “Abraço da esperança” da palestra “Laços de Família”, e o repente da palestra “Céu e Inferno”.

Além do seminário, os três integrantes do NEA também participaram, no sábado à tarde, de uma peça comemorativa aos 10 anos da Abrarte, resgatando dois momentos históricos de fóruns já realizados: a participação dos Clowneanos no Fórum de Brasília (2011), e a dinâmica de encerramento do Fórum de Florianópolis (2013), em que se representou a pesca das tainhas.

Por fim, Vivian, Rogério e Gabriel também integraram do Coral da Abrarte, que apresentou três músicas (“Aos pés do monte”, “Abra a Arte” e “Quando penso em Jesus”) no encerramento do evento.

O NEA sente-se feliz por mais uma vez participar do Fórum, integrando-se à grande família de artistas espíritas do país. No ano que vem o evento será realizado em Curitiba. E a décima sexta edição do evento, em 2019, ocorrerá em Teresina. A diretoria da Abrarte também anunciou a cidade de Brasília como sede do 3º Enarte, em 2020.