Os fatos mais marcantes do NEA em 2017

Por meio de uma enquete feita pela internet, os neanos escolheram que o início da construção da nova sede e a realização do “7º Festival de Teatro Espírita Florianópolis” foram os fatos mais marcantes do NEA no ano que termina. Na pontuação geral da pesquisa, da qual participaram 15 neanos, os dois fatos atingiram 25 pontos.

A obra de reforma e construção da nova sede do NEA, no imóvel doado à instituição, localizado na Rua Dr. Cid Gonzaga, nº 69, ao lado da atual sede, iniciaram na última semana de abril. A parte principal da obra já foi finalizada, e atualmente estamos na fase de acabamento. A diretoria pretende inaugurá-la no próximo dia 13 de maio, quando o NEA completa os seus 30 anos de fundação.

O Fetef foi realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, na Seara Espírita Entreposto da Fé (SEEDE), mais uma vez parceira no projeto. O evento teve a participação de 10 peças, com oito grupos de cinco cidades e quatro Estados. Além das apresentações teatrais – todas seguidas de debates –, o Festival teve um seminário sobre o teatro na evangelização, duas oficinas técnicas e um painel.

O processo de escolha do fato mais marcante do ano permitiu aos neanos votar em 3 opções, por ordem hierárquica de preferência. Para dar maior equilíbrio à consulta e expressar melhor a opinião dos neanos, cada voto dado na primeira, segunda e terceira opção tinha um peso diferente (3, 2 e 1, respectivamente) e, ao final, o fato que recebeu maior pontuação, foi o vencedor.

Os fatos mais marcantes, por escolha dos neanos, foram os seguintes:

1º lugar: o início da construção da nova sede e a realização do “7º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis”, com 25 pontos;

2º lugar: a apresentação de “Laços de Família” no dia 28/jan, na Associação Espírita Fé e Caridade, durante trabalho assistencial com moradores de rua, com 9 pontos;

3º lugar: a estreia da palestra cênico-musical “Sexualidade”, com 7 pontos.