Retrospectiva 2017 - Um ano de lembranças e inovações

O ano de 2017 ficou marcado pelo início das comemorações dos 30 anos do NEA, com a homenagem feita ao antigo Coro, criado em julho de 1987. Na mesma proposta de resgatar antigos trabalhos, o Grupo de Teatro remontou “Libertação”, peça encenada pela primeira vez em 1990. Também foi iniciada a obra de construção da nova sede, prevista para ser inaugurada no dia do aniversário do NEA, no ano que vem. A estreia de “Sexualidade”, as seguidas apresentações de “Viva a Vida!”, o intercâmbio com grupos de teatro em mais uma edição do Fetef, além das emocionantes apresentações do “EncontrAr-te” fizeram de 2017 um ano muito produtivo. Confira a seguir tudo o que aconteceu em nossa instituição neste ano que está encerrando:

 

Janeiro

11 – Reinício das atividades do Grupo de Música.

14 – A diretoria da 1ª União Regional Espírita (URE/FEC) visitou o NEA, onde realizou uma reunião administrativa e também promoveu um encontro com os neanos.

15 – Aconteceu o passeio de confraternização dos neanos no Parque Junkes, em Antônio Carlos.

22 – Reinício das atividades do Grupo de Estudos.

25 A palestra cênico-musical “Laços de Família” foi apresentada na Associação Espírita Caminho Verdade e Vida, em Antônio Carlos.

28 A palestra “Laços de Família” foi apresentada, ao meio-dia, na Associação Espírita Fé e Caridade, durante trabalho assistencial com moradores de rua, e à noite no Centro Espírita Raul Machado.

 

Fevereiro

6 – O Grupo de Teatro do NEA, desdobrando suas atividades, criou um outro núcleo de trabalho, com ensaio às segundas-feiras.

7 A palestra “Laços de Família” foi apresentada no Centro Espírita A Caminho do Divino Mestre, em Barreiros.

18 Foi realizado o NEACine, com projeção do filme “UP – Altas Aventuras”.

19 – Reinício das atividades do Grupo de Teatro (núcleo de domingo).

20 – A palestra “Laços de Família” foi apresentada no Núcleo de Estudos Espiritas Chico Xavier, em Palhoça.

25, 26 e 27  Dezessete neanos (Vivian Françosi, Luciane Barreto, Rafael Cabral, Luísa Angelina, Renata Amorim, Davi Guilhon, Gabriel Nunes, Luiza Nunes, Pâmela Nazário, Indianara Constantino, Letícia Barreto, Gustavo Henrique, Diego Mendes, Thainá Coimbra, Lauren Fontoura, Lucas Rocha e Isaac Nunes) participaram da “34ª Confraternização de Jovens Espíritas de Santa Catarina (Conjesc 2017)”, na Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, em Lages. Além da coordenação de oficinas e participação nos grupos de estudos, os neanos envolveram-se na equipe de integração, fizeram várias apresentações artísticas, foram responsáveis pela maior parte dos momentos musicais do evento e pelos registros fotográficos e de filmagem.

25 e 28 – O coordenador de estudos do NEA, Rodrigo Sousa, participou do “3º Encontro da Alegria Cristã” na Seede, auxiliando na sua organização. No dia 28, houve também a participação de Vivian Françosi, Luísa Angelina, Gustavo Henrique, Indianara Constantino e Lucas Rocha.

 

Março

7 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” no Centro Espírita Caminho da Luz, em Canasvieiras.

8 – A palestra “Laços de Família” foi apresentada na Sociedade Espírita Caravaneiros da Luz, no Ribeirão da Ilha.

13 – Os Clowneanos apresentaram “Viva a Vida!” no Centro Espírita Juvêncio de Araújo Figueiredo, no José Mendes.

19 – Foi realizado na Seede o “Encontro dos Neanos”. Durante o evento aconteceu assembleia geral de associados, que elegeu os membros do Conselho Fiscal: Bianca Zucchi Hermes, Susana Lucinara Azolin Frescura e Maico Guibson Soares Claro.

30 – Aconteceu a primeira edição de 2017 do projeto “EncontrAr-te”, com a participação dos neanos Rafael Cabral, Rogério Silva, Lucianne Barreto, Gabriel Nunes, Luíza Nunes e Gustavo Henrique e os convidados Riccieri Paludo e Afrânio Sousa.

 

Abril

7 – A palestra “Laços de Família” foi apresentada no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Palhoça.

18 – Os Clowneanos apresentaram “Viva a Vida!” na Ação Espírita Francisco de Assis, em Biguaçu.

20 – Os Clowneanos apresentaram “A incrível história da Mediunidade” no CE Casa da Prece, no Jardim Eldorado.

24 – Iniciaram as obras de construção da nova sede do NEA, no imóvel doado à instituição, localizado na Rua Dr. Cid Gonzaga, nº 69.

 

Maio

6 – Rogério Silva e Gabriel Nunes participaram da primeira etapa do “Festival Espírita de Teatro de 5 Minutos (FE5)”, em Curitiba. Durante o evento, Rogério compôs a banca que avaliou e selecionou os esquetes que participaram da segunda etapa, no dia 20/5.

13 – Aconteceu a Festa de aniversário do NEA. Durante a confraternização, ocorreu uma assembleia geral de associados, em que João Vitor Espíndola Jamundá foi eleito o terceiro membro do Conselho Fiscal, em substituição a Maico Guibson, que abdicou do cargo para assumir a coordenadoria do Grupo de Dança.

20 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” no “Festival de Teatro 5 Minutos (FE5)”, no Teatro da Federação Espírita do Paraná, em Curitiba.

25 – Aconteceu a segunda edição do ano do “EncontrAr-te”, com participação de Pedro Henrique e Riccieri Paludo.

28 – Os Clowneanos apresentaram “A incrível história da Mediunidade”, na Casa Espírita Luz e Redenção, na Pinheira.

 

Junho

15 a 18 – Três integrantes do NEA (Vivian Françosi, Rogério Silva e Gabriel Nunes) participaram, em Goiânia, do “14º Fórum Nacional de Arte Espírita”, promovido pela Abrarte, com o tema “Artistas espíritas: amai-vos e instruí-vos”. Durante o encontro, eles coordenaram o seminário “Palestras cênico-musicais – a experiência do Núcleo Espírita de Artes” e participaram de uma peça comemorativa aos 10 anos da Abrarte, resgatando a participação dos Clowneanos no Fórum de Brasília (2011) e a dinâmica de encerramento do Fórum de Florianópolis (2013), em que se representou a pesca das tainhas. Vivian, Rogério e Gabriel também integraram o Coral da Abrarte, no encerramento do evento.

22  A Stop and Learn, escola de idiomas e preparatória para concursos, em Franca/SP, promoveu uma leitura dramática da peça “Ontem, uma lembrança...”.

28 – Aconteceu a pré-estreia da palestra cênico-musical “Sexualidade”, no NEA.

30 a 2/7 – Doze integrantes do NEA (Rafael Cabral, Rodrigo de Souza, Vivian Françosi, Luísa Angelina, Renata Amorim, Indianara Constantino, Pâmella Nazário, Gustavo Henrique, Thainá Coimbra, Davi Guilhon, Letícia Barreto e Shirley Souza) participaram do “17º Encontro de Jovens Espíritos (Enjoe)”, com o tema "Sexualidade: do átomo ao arcanjo". Durante o evento, ocorreu a estreia da palestra “Sexualidade”, Vivian ministrou uma oficina de teatro, Rodrigo ministrou uma oficina de poesia, Letícia e Indianara apresentaram a “Noite das Artes” que, dentre as atrações, teve a participação de Renata e Indianara.

 

Julho

27 – Aconteceu a edição especial do “EncontrAr-te”, para homenagear os 30 anos de criação do Coro – um dos grupos precursores do NEA. Participaram da apresentação Rosa Maria Blota Marques (regente), Bianca Hermes, Márcia Agostinho e Eleana Costa (sopranos), Selma Adão, Arlete Chambarelli, Vivian Françosi e Eliane Elise Pacheco (contraltos), Rafael Cabral e Edson Vieira (tenores), e Rogério Silva, Gélcio Weiss e Alvanir Leite (baixos). O grupo foi nomeado como “Coro NEA 30 Anos”, e o evento deu início à programação comemorativa do trigésimo aniversário da instituição.

29 – Vivian Françosi e Maico Guibson apresentaram a coreografia “Todas as cores” durante a Comissão Macrorregional promovida pela Federação Espírita Catarinense, na Escola Estadual Júlio da Costa Neves, em Florianópolis.

31 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!”, no Centro Espírita Manuel Francisco da Luz, em Capoeiras.

 

Agosto

9 – A Trupe dos Clowneanos apresentou a peça “Viva a Vida!” no Centro Espírita União Fraterna, nos Ingleses.

19 – O Grupo de Teatro da Federação Espírita do Estado de São Paulo estreou a peça “O mistério da Mansão Winston”, no auditório da instituição. O coordenador do teatro do NEA, Rogério Silva, autor do texto, esteve presente na estreia. A peça continua em cartaz pelo mesmo grupo.

 

Setembro

– O coordenador do grupo de estudos, Rodrigo Souza, proferiu palestra sobre a obra de Leon Denis, “O Espiritismo na Arte”, na abertura do mês especial de palestras sobre arte espírita, desenvolvido pela Seede.

2 – Em assembleia geral extraordinária dos associados, foi oficializada a doação do imóvel para o NEA, onde está sendo construída a nova sede. Também foram definidas algumas questões relativas à obra.

8, 9 e 11 – NEA promoveu um brechó beneficente, no novo auditório da instituição, com renda destinada à obra de construção da nova sede.

15 – O coordenador do teatro Rogério Silva fez palestra sobre os fundamentos da Arte Espírita e as experiências do movimento espírita com a arte, dentro da programação do mês especial de palestras sobre arte espírita, desenvolvido pela Seede.

22 – O Grupo de Música apresentou palestra musicada, com o tema “Arte com Jesus”, dentro da programação do mês especial de palestras sobre arte espírita, desenvolvido pela Seede.

26 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!”, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade de Jesus.

30 a 8/10 – O NEA organizou, na região da Grande Florianópolis, a “2ª Semana Nacional de Arte Espírita”, evento de âmbito nacional promovido pela Abrarte. O Grupo de Teatro do NEA fez a abertura do evento, no dia 30/09, com apresentação de “Libertação”, na Associação Espírita Fé e Caridade. A mesma peça foi reapresentada no dia 6/10, no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Palhoça. A Trupe dos Clowneanos apresentou “A incrível história da mediunidade”, no dia 5/10, na Sociedade Espírita Amigos da Fraternidade (Carianos); e o Coro NEA 30 anos fez uma palestra musical no dia 7/10, no Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Dentro da programação da Semana, o NEA também realizou uma edição do “EncontrAr-te”, com Pedro Henrique e Riccieri Paludo, no dia 1º/10, e um Sarau com vários artistas participantes, no dia 8/10, ambos em sua sede, e ainda um seminário sobre arte espírita no dia 7/10, na FEC. A programação regional da ”2ª Semana Nacional de Arte Espírita” contou ainda com a participação de Paulo Tazzo e Patrícia Berto (no Grupo Espírita A Caminho da Luz, em Biguaçu), Beto Célio, Júlia Martins e Felipe Wagner (no Centro Espírita A Caminho do Divino Mestre, em São José), e Simone & Crema (no Centro Espírita Manuel Francisco da Luz, em Capoeiras).

 

Outubro

14 – A FEBtv (emissora da Federação Espírita Brasileira) veiculou o programa “Em direção”, produzido pela TVFEC, em que o coordenador do teatro do NEA, Rogério Silva, foi entrevistado.

19 – O coordenador do teatro, Rogério Silva, participou da reunião do Grupo de Estudos Arte e Espiritismo, da Abrarte, transmitida ao vivo pelo Portal YouTube, através do aplicativo Hangout, desenvolvendo o tema “Palestras cênico-musicais – a experiência do Núcleo Espirita de Artes”, que havia sido apresentado por ocasião do “14ºFórum Nacional de Arte Espírita”, em Goiânia.

 

Novembro

3 a 5 – O NEA, em parceria com a SEEDE, promoveu o “7º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis (FETEF 2017)”, com apresentação das peças “O Gran Circo Fluídico” (Instituto Arte e Vida, Franca/SP), “Praça da Amizade” (Companhia GiKlaus, Curitiba), “Viva a Vida!” (NEA), Anabismo (GIRA-Teatro, Florianópolis), “Libertação” (NEA), “A procura da felicidade” (Grupo Ritter Brothers, Porto Alegre), “O Reencontro” e “O próximo da lista” (Grupo Arte Educação, Blumenau), “Você diz: eu te amo?” (Grupo Projeção - Seede) e “Splints: no Universo da Imaginação” (Grupo Fraternidarte, Curitiba). Além das peças, o evento teve um seminário sobre o Teatro na Evangelização, duas oficinas de teatro (teatro espírita de rua, com Klaus Faryj e Giselle Xavier, de Curitiba; e comédia e humor, com Gabriel e Leonardo Ritter, de Porto Alegre), e uma mesa redonda reunindo os diretores e integrantes dos espetáculos participantes do Festival, para debates, troca de experiências e relatos de como cada grupo trabalha.

18 – Numa promoção do NEA, o Grupo Integrarte, de Curitiba, apresentou no Teatro da Seede, no Monte Verde, a peça “Quem tem medo da Morte?”.

25 – A Trupe dos Clowneanos apresentou a peça “Viva a Vida!” na abertura do Arena Jovem 2017, promovido pela Seede.

29 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “A incrível história da Mediunidade” na Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas, no Parque São Jorge.

 

Dezembro

3 – Os Clowneanos apresentaram “Viva a Vida!” no almoço de confraternização do CEFECJ, na sede da Apaer, no Itacorubi.

14 – “EncontrAr-te” especial de Natal, reuniu vários convidados no novo auditório do NEA.

17 – Aconteceu a confraternização de fim de ano dos neanos, em Ratones.

23 – Os Clowneanos apresentaram “Viva a Vida!” à tarde, no evento “Natal Verde”, no Parque Estadual do Rio Vermelho, e à noite, na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, durante a realização do trabalho de assistência a moradores de rua desenvolvido pela Caravana Espírita Novos Samaritanos.