Retrospectiva 2018 - Os fatos do NEA no ano que se encerra

O ano de 2018 ficou marcado pela comemoração dos 30 anos do NEA, com a inauguração da sede própria da instituição. As seguidas apresentações de “Viva a Vida!”, inclusive fora do Estado, a participação de músicos do Pará e Rio Grande do Sul em mais um “Concerto Espírita da Primavera”, e duas edições do “EncontrAr-te” também marcaram o ano que se encerra. Confira a seguir tudo o que aconteceu em nossa instituição nos últimos doze meses:

 

Janeiro

14 – Reinício do Grupo de Estudos.

19 – A Trupe dos Clowneanos apresentou a peça “Viva a Vida!” no Centro Espírita A Caminho do Divino Mestre, em Barreiros.

25 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” no Centro de Educação Infantil Othília Maria Teixeira, em Garopaba.

 

Fevereiro

10 a 13 – Onze neanos (Vivian Françosi, Lucianne Barreto, Rodrigo Souza, Maico Guibson, Luísa Angelina, Davi Nunes, Indianara Constantino, Gustavo Henrique, Luís Bastos, Pâmela Nazário e Thainá Coimbra) participaram da Confraternização Regional de Juventudes Espíritas (Conreje 2018), na Escola Básica Profª Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, auxiliando na coordenação geral do evento e nas equipes de estudo e integração.

 

Março

7 – Edição especial do NEAnews registra os 30 anos do Grupo de Teatro do NEA.

17 – A diretoria da 1ª União Regional Espírita (URE/FEC) visitou o NEA, onde realizou uma reunião administrativa.

 

Abril

14 – O Grupo de Teatro participou do “XXII Mês do Teatro Espírita de Indaiatuba”, promovido pelo CE Paz, Luz e Amor e da Cia. de Artes Paluarte, em Indaiatuba (SP), com a oficina “Em busca do seu próprio clown” e apresentação das peças “Viva a Vida!” e “A incrível história da mediunidade”.

17 – Três integrantes do NEA (Gustavo Henrique, Rafael Cabral e Rogério Silva) apresentaram palestra artística com o tema “O Chamado” na Ação Espírita Francisco de Assis, em Biguaçu.

21 – A trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” e “A incrível história da Mediunidade”, no Cine Teatro Mussi, em Laguna/SC.

28 – Dez integrantes do NEA (Gustavo Henrique, Luís Bastos, Luísa Angelina, Maico Guibson, Rafael Cabral, Renata Amorim, Rodrigo Souza, Rogério Silva, Susana Frescura e Vivian Françosi) participaram do “Encontro Espírita de Arte de Santa Catarina”, promovido pela Federação Espírita Catarinense, na Escola Básica Municipal Machado de Assis, em Blumenau. Durante o evento, Vivian e Maicon desenvolveram uma oficina de dança.

 

Maio

5 – O NEA promoveu o “EncontrAr-te”, com participação do Coral Vozes da Seove (Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna), do Campeche.

11 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” no Centro Espírita Amor e Caridade, na Fazenda do Max, em São José.

13 – No dia em que comemorou 30 anos de fundação, o Núcleo Espírita de Artes inaugurou sua sede própria, denominada Teatro Altina Quadros, localizada na Rua Dr. Cid Gonzaga, nº 69, ao lado do espaço que já utilizava e ao qual se integra. A solenidade contou com a presença da presidente da FEC, Esther Fregossi, do presidente da 1ª URE, Sérgio Almeida, do presidente da Abrarte, Edmundo Cézar, familiares de Altina Quadros, representantes de casas espíritas da região, além de antigos participantes e colaboradores do NEA e convidados. Durante o evento foram entregues placas de agradecimento à Associação Espírita Fé e Caridade, pelo apoio ao NEA ao longo de 26 anos, e a Maurício Felisbino da Silva, pelos serviços prestados na construção da sede. Também foi inaugurada a Galeria de Presidentes e distribuída edição especial impressa do NEAnews.

19 – Começou a funcionar um novo grupo musical no NEA, no formato Coro, sob a regência de Emmanuel Lehmann. Funcionou inicialmente aos sábados e a partir de 25 de junho passou a ser realizado às segundas-feiras. Em função de dificuldades operacionais, o grupo foi desativado em 24 de setembro.

31 a 2/junho – Cinco integrantes do NEA (Gabriel Nunes, Luísa Angelina, Rogério Silva, Susana Frescura e Vivian Françosi) participaram, em Balsa Nova/PR, do “15º Fórum Nacional de Arte Espírita”, promovido pela Abrarte com apoio da Federação Espírita do Paraná (FEP). Durante o evento, Rogério coordenou uma sala de compartilhamento sobre teatro e foi o responsável pela apresentação das propostas de mudança do Estatuto da Abrarte, na assembleia geral dos associados; Gabriel coordenou uma oficina de teatro; e Vivian integrou o Coral da Abrarte.

 

Junho

6 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” na Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas (SCEE), no Parque São Jorge.

23 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” no Centro Espírita Pedra de Luz, no bairro Pedra Branca, em Palhoça. Depois, o Grupo de Teatro realizou um encontro de integração entre os participantes, que se estendeu até o dia seguinte, na sede do NEA.

 

Julho

8 – A Trupe dos Clowneanos apresentou “Viva a Vida!” na Casa Espírita Luz e Redenção, na Praia da Pinheira, em Palhoça.

 

Agosto

1 – O NEA inaugurou o horário de palestras públicas, no Teatro Altina Quadros, realizadas todas as quartas-feiras, às 19h30. A palestra inaugural foi feita pelo presidente da 1ª União Regional Espírita (URE/FEC), Sérgio Egídio de Almeida.

4 – O NEA apresentou palestra musicada na Associação Espírita Fé e Caridade, em comemoração aos seus 102 anos de fundação.

 

Setembro

1 e 2 – O Grupo de Teatro promoveu um encontro de integração entre os participantes, na sede do NEA, oportunidade em que apresentou a peça “Viva a Vida!”, no Teatro Altina Quadros, para os demais neanos.

21, 22 e 23 – O NEA, em parceria com a Seede e a 1ª URE/FEC, realizou o “15º Concerto Espírita da Primavera”, com o tema “Pétalas de luz ressoam em nós” e a participação de artistas locais (Riccieri e Pedro; Neko Visentini e Ana Paula; Paulo Tazzo & Paty Berto; Grupo Irmã Júlia, Coral Vozes da Seove e  Simone & Crema e Vinícius Soares) e convidados: Fabrício Marcel (Blumenau), Grupo Nova (Itajaí), Grupo Vozes do Caminho (Barão do Cotegipe/RS), Grupo Sol da Vida (Belém/PA), Alexandre Azuma (Curitiba) e dois integrantes do Grupo Evangelizar é Amar – Anderson Silveira e Jairo Ribeiro  (Porto Alegre). O Concerto teve também a participação do Grupo de Teatro Projeção (Seede), com intervenções entre as apresentações. Durante o evento aconteceu o “Palco Aberto”, oportunidade em que os músicos e grupos participantes puderam se integrar, contando e mostrando um pouco do seu trabalho, e a oficina “Constelação Musical”, ministrada por Alexandre Azuma.

 

Outubro

22 – O NEA recebeu a visita de João Romário Fernandes, sua esposa Bruna Sales, e seus filhos Letícia e Gabriel, de Fortaleza, integrantes do Grupo Leopoldo Machado de Teatro Espírita (Grupo Lema) e do Grupo Espírito de Arte. Na visita, eles presentearam o NEA com o livro “A Doutrina Espírita e as Transformações Educacionais - Por uma Humanidade melhor!”.

 

Novembro

15 a 18 – Oito integrantes do NEA (Vivian Françosi, Maico Guibson, Rodrigo Souza, Luísa Angelina, Davi Guilhon, Luís Bastos, Gustavo Henrique e Letícia Barreto) participaram da “4ª Mostra Nacional de Dança Espírita”, na Seede. No dia 18, Júlio Nunes, Fátima Ricardi e Anderson Daltro (SP), Mariângela Gonçales e Rômulo Baldez (RJ), Paulo Cezar (MG), Perciliano Gomes (AP), Francisco Leite (SE) e Renata Verani (SC) visitaram a sede do NEA.

17 – Quatro neanos (Rogério Silva, Gabriel Nunes, Luíza Nunes e Susana Frescura) participaram do “Encontro de Jovens e da Família Espírita da 13ª URE/FEC”, no Lar Fabiano de Cristo, em Itajaí, onde apresentaram uma versão adaptada de “Viva a Vida!” e desenvolveram a oficina “Em busca do seu próprio clown”.

24 – Três integrantes do NEA (Gabriel Nunes, Luíza Nunes e Rogério Silva) apresentaram palestra musicada com o tema “Joana de Cusa e Pedro” na Associação Espírita Fé e Caridade.

 

Dezembro

8 e 9 – O Grupo de Teatro realizou um encontro de integração entre os participantes, na sede do NEA.

9 – Em assembleia geral ordinária de associados, foi eleita a nova diretoria do NEA, para o período 2019-2020, ficando assim constituída: presidente: Gabriel Nunes; vice-presidente: Rogério Silva; secretária: Susana Frescura; tesoureira: Luísa Angelina Benaduce.

16 – Aconteceu o passeio de confraternização de fim de ano, no Parque Aquático Junckes, em Antônio Carlos.

20 – “EncontrAr-te” especial de Natal, reuniu vários convidados no Teatro Altina Quadros, do NEA.